09Jun

Noticia Obras da APCMC

POR QUE É QUE A VERIFICAÇÃO PERIÓDICA DE ESCADAS PORTÁTEIS É IMPORTANTE?

POR QUE É QUE A VERIFICAÇÃO PERIÓDICA DE ESCADAS PORTÁTEIS É IMPORTANTE?

 

A regulamentação sobre o uso de escadas portáteis evoluiu e hoje é necessário levar em consideração o preconizado na legislação em vigor. O Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de fevereiro, transpõe para a ordem jurídica portuguesa a Diretiva n.º 2001/45/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho, relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho. Assim, são definidas as disposições específicas sobre o uso de escadas, assim como uma avaliação e prevenção dos riscos relacionados com a utilização dos equipamentos de trabalho.
Este Decreto-Lei transpõe as diretivas europeias específicas para estes equipamentos de trabalho temporário em altura, designadamente no que se refere ao fabrico, normas de utilização, manutenção e importância das revisões periódicas de escadas portáteis para garantir que estão em perfeitas condições.
A compra de um produto, neste caso escadas portáteis, que seja certificado e conforme a lei, infelizmente não é suficiente para garantir a proteção das pessoas que o utilizam ao longo do tempo, se estas não se comprometerem previamente a prover a devida atenção às condições de vida útil, uso e manutenção de escadas.
Por isso, a manutenção é um dever imprescindível que o usuário deve cumprir para garantir a sua segurança no trabalho e durante o uso.

 

Indicações para a manutenção de escadas portáteis
Atendendo às normas vigentes quanto às obrigações dos fabricantes, dentro dos manuais que acompanham cada escada portátil, deverá existir sempre uma secção dedicada à sua manutenção.
Embora cada modelo faça referência a diferentes precauções, as diretrizes para todas as escadas portáteis afirmam que a manutenção deve ser realizada por pessoal qualificado e deve incluir:

 

    1. Verificação de pinos / pontas antiderrapantes e sua integridade;
    1. Verificação dos componentes da escada: montantes, degraus e juntas;
    1. Verificação das uniões entre os componentes.

Além disso, os diferentes componentes da escada devem ser verificados, bem como o seu correto funcionamento:
Eficácia dos elementos antiderrapantes;
Conexões entre elementos.
Dispositivos de segurança: como ganchos de travamento, travas de segurança, plataformas de travamento automático.

Importa ainda garantir que a escada não tenha deformações ou ferrugem que afetem sua resistência, devendo estar em perfeito estado.

Dependendo da atividade realizada e dos materiais utilizados durante o trabalho, é necessário realizar periodicamente uma limpeza geral da escada, em particular das pernas e degraus.
Aconselha-se o armazenamento das escadas em ambientes protegidos de agentes químicos e atmosféricos para evitar quedas acidentais, pois existem compostos químicos que fragilizam os principais componentes de alumínio das escadas.
Quando as escadas apresentarem batidas ou danos em relação às especificações do fabricante, qualquer eventual reparo deverá ser realizado pelo próprio fabricante ou por pessoa por ele autorizada, após o envio das peças de reposição originais.

 

As escadas devem ser sempre verificadas antes do uso
Um controle mais exaustivo deve ser realizado a cada seis meses e deve ser registado e mantido em arquivo para ser apresentado à autoridade competente, se necessário.

JORMAX. Responsabilidade e qualidade
Ao adquirir produtos de qualidade certificada de acordo com a legislação e seguindo as diretrizes de uso e manutenção, os riscos de acidentes de trabalho (mas também em contexto doméstico) são mais reduzidos.
Com efeito, nas obras de construção, as quedas de outro nível ou de outra altura constituem a maioria dos acidentes graves e até fatais.
Para minimizar este risco gerado pelo uso indevido de escadas, é necessário seguir escrupulosamente as instruções do fabricante, manter o manual sempre próximo do produto e receber a formação necessária para conhecer os riscos e situações perigosas ao usar uma escada. Por exemplo, ao trabalhar com eletricidade numa escada de metal condutiva, há um risco elétrico que pode ser superado usando madeira isolante ou escadas de fibra de vidro.

Há mais de 40 anos, na JORMAX, estamos envolvidos na produção de uma vasta gama de escadas portáteis com características profissionais e fabricadas com a máxima segurança, um conceito que sempre esteve na base da nossa filosofia de negócio e que concretizamos através de uma investigação contínua e escrupulosa.

Contacte-nos através do email comercial@jormax.com ou ligue 256783591 para obter mais informações ou para receber um orçamento. Teremos o maior prazer no aconselhamento e orientação para que faça a escolha certa e segura, de acordo com as suas necessidades.
Disponibilizamos fichas de controlo para efetuar as revisões obrigatórias das escadas portáteis.

 

 

Catálogo Jormax

 
Ver Publicação APCMC